Batistas no Brasil
Foi em 15 de outubro de 1882 que a primeira igreja batista no Brasil foi fundada com 05 membros: dois casais de missionários e um ex-padre católico.
Os primeiros batistas a chegarem no Brasil foram os americanos do sul dos E.U.A que derrotados na Guerra da Secessão procuravam reconstruir suas vidas fora do seu país. Alguns se estabeleceram no norte, em Santarém. Outros em São Paulo. O grupo mais bem sucedido estabeleceu-se em Santa Bárbara e fundou a Igreja Batista de Santa Bárbara em 10 de setembro de 1871 e em 1879, uma segunda igreja. Estas igrejas realizavam seus cultos em língua inglesa e com o tempo desapareceram.
William Bagby e sua esposa Ann Luther foram os primeiros missionários enviados pela Convenção Batista do Sul dos E.U.A ao Brasil. Desembarcaram no Rio de Janeiro e vieram para Santa Bárbara a fim de aprenderem a língua portuguesa. Foi aqui que se encontraram com o ex-padre convertido Antônio Teixeira de Albuquerque. Quase um ano depois da chegada deste casal chegou ao Brasil um outro casal de missionários: Zachary e Kate Taylor. Juntos escolheram Salvador, a mais católica das cidades brasileiras, para iniciarem o seu trabalho. Com cinco membros, em 15 de outubro de 1882, foi fundada a Primeira Igreja Batista da Bahia (primeira igreja batista brasileira).
Em 26 de agosto de 1884 é fundada a Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro tendo como membros fundadores o casal Zachary e Kate Taylor, Mary O'Rorke (que se converteu na Bahia) e Elisabeth Willians, uma batista escocesa que morava no Rio.
O ex-padre Antônio Teixeira de Albuquerque foi para Maceió (cidade onde fora vigário) e lá em 17 de Maio de 1885 funda a Igreja Batista de Maceió, a terceira do Brasil.
De lá para cá muitos águas já rolaram. Hoje as igrejas filiadas à Convenção Batista Brasileira somam mais de 5000 perfazendo um total de mais de um milhão de batistas. Em Como batistas cremos na autoridade da Bíblia como única regra de fé e prática, na salvação pela graça, no sacerdócio universal dos crentes e defendemos a liberdade religiosa.